A maioria dos automóveis usa uma forma de transmissão automática chamada transmissão automática planetária hidráulica, que também é usada em uma versão ampliada em alguns equipamentos industriais e comerciais e veículos pesados

Para quem já dirigiu um veículo que possui uma transmissão automática, sabe das diferenças que existe entre ela e uma a manual mais comum.

Diferenças como a não existência de pedal de embreagem, apenas pedal de freio e pedal de aceleração; as mudanças de marchas automáticas, depois de coloca-la em transmissão drive, deixando assim tudo no automático.

As transmissões automáticas se tornaram o padrão dos EUA no final dos anos 80.

Dentro de uma transmissão automática possui um conjunto de engrenagens planetárias, um conjunto de cintas, um conjunto de três embreagens de disco úmido, um sistema hidráulico e uma grande bomba de engrenagem.

O tipo mais comum de transmissão automática usa energia hidráulica para mudar as marchas. Este dispositivo combina um conversor de torque ou acoplamento fluido com conjuntos de engrenagens que fornecem a faixa de marchas desejada para o veículo. O conversor de torque conecta o motor à transmissão e usa fluido pressurizado para transferir potência para as engrenagens. Este aparelho substitui uma embreagem de fricção manual e permite que o veículo pare completamente sem parar.

À medida que o motor transmite energia para a bomba do conversor de torque, a bomba converte essa energia em fluido de transmissão que alimenta a turbina do conversor de torque. Este aparelho aumenta a potência do fluido e transmite ainda mais potência de volta para a turbina, o que cria uma rotação de potência de vórtice que gira a turbina e o eixo central conectado. A potência criada por esta rotação é então transmitida do eixo para o primeiro conjunto de engrenagens planetárias da transmissão.

Este tipo de transmissão tem o que se chama de controle hidráulico. O fluido da transmissão é pressurizado por uma bomba de óleo, que permite que a velocidade mude dependendo da velocidade do veículo, rotações dos pneus por minuto e outros fatores. A bomba de engrenagens é colocada entre o conjunto de engrenagens planetárias e o conversor de torque, onde puxa e pressuriza o fluido de transmissão de um reservatório. A entrada da bomba leva diretamente ao alojamento do conversor de torque fixado na placa flexível do motor. Quando o motor não está funcionando, a transmissão não tem a pressão de óleo necessária para operar e, portanto, o veículo não pode ser acionado.

O trem de engrenagens planetárias é um sistema mecânico no qual as engrenagens são conectadas com um conjunto de cintas e embreagens. Quando o motorista muda de marcha, as bandas mantêm uma marcha parada enquanto gira outra para transmitir torque do motor e aumentar ou diminuir as marchas.

SOLUCIONANDO PROBLEMAS DE TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA DO SEU VEÍCULO

5 PROBLEMAS DE TRANSMISSÃO MAIS COMUNS E COMO RESOLVÊ-LOS

Esteja você dirigindo um carro usado ou apenas um que você possui há muito tempo, eventualmente surgirão problemas em sua transmissão automática. Este pode ser um momento incrivelmente frustrante ou estressante, mas é importante que você saiba como solucionar problemas de sua transmissão automática para que você possa corrigir esses problemas antes que eles explodam em reparos ou substituições de transmissão mais caras.

Vazamento de fluido: algumas causas para esse problema, junta da panela com defeito, panela com vazamento, vedações defeituosas, vazamento de linhas de fluido, parafusos de panela soltos e conversor de torque com defeito. Algumas soluções: Substituir a junta, bandeja, vedações, e as linhas de fluido, apertar os parafusos da panela, e reparar ou substituir o conversor.

Clicando ou Chorando Ruído: Algumas causas pode ser baixos níveis de fluido e/ou conversor de torque com defeito. A solução pode ser adicionando fluido de transmissão e reparar ou substituir o conversor

Entre inúmeros outros possíveis problemas, causas e soluções.

Por isso traga seu veículo para nossa oficina, somos especialistas em câmbios.

Com nossos serviços você pode encontrar o que almeja. Além dos serviços já citados, também trabalhamos com auto elétrica automotiva e oficina mecânica Por isso, fale conosco e saiba mais sobre nossa empresa. Garantimos a sua satisfação!

Somos Especialistas em Serviços Mecânicos com + de 20 anos de Experiência.
Contamos com especialistas técnicos qualificados na atividade, aparelhos modernos de última geração e um ferramental preparado para conserto e manutenção do seu câmbio.

Com dedicação, colocamos em prioridade os melhores serviços com peças originais, preços, rapidez, garantia e qualidade em todos os serviços prestados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *