Aumentou bastante o volume de veículos automáticos no Brasil nos últimos anos, você já deve ter notado. Isso há 15 anos atrás estava com um número inferior a 10% da frota nacional, já nos dias de hoje está chegando a quase 50% dos veículos vendidos no Brasil trazendo mais conforto sem a necessidade de troca de marchas pelo condutor do automóvel.
O que talvez a maioria não entenda seja sobre as transmissões, é o fato de que nem todo veículo que não exige a troca de marcha seja um carro automático, e que todos os sistemas possuem a mesma estrutura, que requerem a mesma manutenção e o uso de um mesmo lubrificante por exemplo.
Mas qual o real objetivo da transmissão em um veículo?
A função do sistema de transmissão do carro é basicamente converter o torque e a potência gerados pelo motor em força de tração e velocidade para as rodas. Dessa forma responde às necessidades do veículo para aceleração, força para carga, rampa, e para ganho de velocidade.
Existem alguns modelos de transmissão, e uma que é a menos desejada pelos condutores é a manual, pois é essa transmissão onde o motorista é o responsável pelas trocas de marchas e é o único dentre os modelos que necessita do uso do pedal de embreagem.
Neste modelo de transmissão é necessário que o condutor do veículo alterne selecionando as marchas através da alavanca de câmbio manual onde este comando é seguido até o garfo e engrenagem escolhida.
A estrutura do câmbio é normalmente composta por 5 ou 6 marchas à frente e é uma estrutura robusta e de grande aplicação, onde possui alguns sincronizadores para suavizar e facilitar nas mudanças de marchas.
Há uma grande variação de lubrificantes em relação ao produto ideal, devendo saber quais as montadoras exigem para diferentes graus de viscosidade SAE.
Para definir o nível de viscosidade, é utilizado o grau SAE (sigla em inglês para Sociedade dos Engenheiros Automotivos) que é expresso em números. Ou seja, quanto maior for o número, mais alta é a sua viscosidade. Um óleo SAE 40 é mais viscoso que um SAE 30 por exemplo.
Lubrificantes de baixa viscosidade é uma tendência para todos os sistemas incluindo também o câmbio manual.
Hoje em dia os lubrificantes 75W-85, 75W80, 75W estão sendo mais recomendados para utilização nos veículos.
Os lubrificantes que possuem baixa viscosidade permitem mais conforto na troca de marchas e ajudam na economia do consumo de combustível. Por outro lado, nas caixas que são ruidosas ou que sofrem com a alta temperatura normalmente é comum encontrar a recomendação de lubrificantes com maior viscosidade para esse veículo.
Nem sempre fica claro para o proprietário do veículo qual é o câmbio e fluido para a transmissão do veículo. Então, para não errar na hora de aplicar o lubrificante, é recomendado a verificação do manual a especificação a ser atendida pelo lubrificante.
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