Esse sistema de câmbio é uma tecnologia pioneira da Mercedes-Benz automatizado, dispensando o uso da embreagem e onde possui funções inovadoras.

A princípio, o recurso era utilizado somente os modelos extrapesados. Hoje, o sistema também está equipado em modelos semipesados, deixando a linha de caminhões da Mercedes mais competitiva.

O Powershift é um sistema automatizado onde dispensa o uso do pedal de embreagem, tornando a jornada de trabalho do caminhoneiro mais confortada, prazerosa e menos exaustiva. Além disso, a tecnologia também agrega maior segurança na condução.

Esse tipo de sistema não utiliza os anéis sincronizadores, mas sim engrenagens mais robustas, aumentando a sua durabilidade, e assim proporcionando maior economia ao reduzir as suas necessidades das manutenções frequentes em comparação aos sistemas tradicionais do mercado.

Surgiram alguns problemas no mercado

Veículos com esse tipo de câmbio Powershift começaram a apresentar perda de potência, superaquecimento, trepidações ao arrancar e ruídos. O câmbio começava a dar alguns trancos nas trocas das marchas e chegava a travar.

A partir daí a montadora da Ford reconheceu os erros em 2016 e começou a reparar os veículos com problemas no câmbio Powershift

A multinacional ampliou a garantia para 5 anos ou 160 mil km rodados. Os defeitos, segundo a montadora, eram causados pela contaminação de uma das embreagens (que funciona a seco) pelo fluido da transmissão. Segundo a marca, uma nova vedação resolveria o problema.

Mesmo assim os veículos continuam dando problemas, o que resultou em a Ford aumentar novamente a sua garantia para 10 anos ou 240 mil km.

Ocorreu que alguns proprietários de veículos com câmbio Powershift terminaram desistindo da garantia e foram em busca de socorro em oficinas especializadas em câmbio para solucionar os problemas.

A Ford desistiu desse tipo de câmbio e já apresentou a nova geração do EcoSport, substituindo o câmbio automático Powershift por um outro automático convencional de seis marchas.

Entenda o Motivo porque a Ford substituiu o câmbio:

No mundo inteiro houveram muitos problemas no Powershift e a Ford resolveu eliminá-lo de todos os seus modelos. No Brasil, o primeiro a não utilizar mais esse câmbio foi o modelo EcoSport. Mas, esse câmbio ainda presente nos modelos Focus e Fiesta até que esses dois modelos venham para uma nova geração dos modelos.

No Brasil com tantos problemas que ele causou que o mesmo ganhou o apelido de “powershit”. 

Problemas do tipo como a dificuldade de passar marchas, trepidações no momento da arrancagem, sem falar que ele superaquece tanto que por algumas vezes chega a acender um alerta no painel pedindo para o condutor parar o carro para esperar o câmbio resfriar.

Para realizar esse tipo de serviço que é muito específico, é extremamente importante que seja uma equipe especializada para atender com toda a dedicação necessária.

Com nossos serviços você pode encontrar o que almeja. Além dos serviços já citados, também trabalhamos com auto elétrica automotiva e oficina mecânica Por isso, fale conosco e saiba mais sobre nossa empresa. Garantimos a sua satisfação!

Somos Especialistas em Serviços Mecânicos com + de 20 anos de Experiência.
Contamos com especialistas técnicos qualificados na atividade, aparelhos modernos de última geração e um ferramental preparado para conserto e manutenção do seu câmbio.

Com dedicação, colocamos em prioridade os melhores serviços com peças originais, preços, rapidez, garantia e qualidade em todos os serviços prestados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *